sábado, 25 de agosto de 2012

VEREADORES E SUA VERDADEIRA FUNÇÃO

A proximidade das eleições impõe uma reflexão sobre o verdadeiro papel dos vereadores e a qualificação dos atuais representantes do povo de nossa cidade.

Com efeito, a análise dos fatos ocorridos e a atuação da Câmara Municipal nos últimos 4 anos revelam a total falta de qualificação dos nossos representantes para exercerem o cargo que ocupam.

Obviamente, que a crítica não pode ser direcionada a todos. É certo que, independentemente de convicções políticas, há vereadores qualificados - tanto intelectualmente, como moralmente - para manterem as discussões necessárias ao desenvolvimento da cidade.

Contudo, também é certo que existem vereadores que não possuem a menor condição de ocuparem o cargo que ocupam. Acredito, na verdade, que esses vereadores não têm sequer a dimensão da importância do papel que deveriam exercer.

Um vereador não é eleito para construir casas populares, providenciar ambulâncias, consultas médicas, remédios, dentre tantas outras promessas a que já estamos assistindo nesse período eleitoral. Essas são funções do poder executivo.

O vereador, basicamente, deve fiscalizar a Administração Municipal e propor projetos de lei que estimulem o crescimento da qualidade de vida do cidadão. Parece uma coisa óbvia para os mais entendidos, mas não é o que ocorre em nossa cidade.

O que se vê, são vereadores submissos ao Executivo, que ao invés de propor, discutir, debater, fiscalizar, se preocupam apenas e tão somente em defender e avalizar os atos da Administração Municipal, sabe-se lá em troca do que.

Veja bem, não estou dizendo que um vereador não possa defender o governo, mas essa defesa deve ocorrer de forma crítica, para que não se desvirtue a própria essência do seu cargo.

A Câmara Municipal, infelizmente, cumpriu um papel vergonhoso nesse último ciclo eleitoral, sobretudo por conta da falta de preparo de alguns vereadores, que na falta do que propor, na falta de um projeto político, na falta de consciência do seu verdadeiro papel, colocaram-se como fantoches da Prefeitura.

Agora temos a oportunidade de mudar essa situação. É bastante complicado, sabemos, mas a reflexão sobre o verdadeiro papel do vereador é fundamental para definirmos o voto nas próximas eleições. Queremos novos fantoches ou representantes participativos, preparados, dispostos a debater o futuro da nossa cidade? Fica a pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário